POACEAE

Agrostis ramboi Parodi

Como citar:

Rafael Augusto Xavier Borges; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Agrostis ramboi (POACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

CR

EOO:

30.108,603 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo nos estados do Santa Catarina, Rio Grande do Sul (Longhi-Wagner, 2011) e Paraná. Considerada endêmica de campos de altitude do Sul do Brasil por Zanin et al. (2009).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Critério: A2c
Categoria: CR
Justificativa:

<i>Agrostis ramboi</i> é endêmica dos Campos de Altitude do Sul do Brasil, em locais que perderam mais de 80% da vegetação natural nos últimos 10 anos, como os municípios de General Carneiro (PR), e São Joaquim, Lauro Muller e Urubici (SC). Pelo exposto, a espécie foi considerada "Criticamente em perigo" (CR).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrição da espécie em Clayton et al. (2006).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em campos turfosos e em campos de altitude do Sul do Brasil (Zanin et al., 2009). Encontrada também em margem de rios (Cervi et al., 2009)
Habitats: 4.6 Subtropical/Tropical Seasonally Wet/Flooded Lowland, 5.1 Permanent Rivers/Streams/Creeks [includes waterfalls]
Detalhes: Planta perene e cespitosa com colmos de 25 a 35 cm de comprimento (Clayton et al., 2006), que ocorre em campos turfosos e em campos de altitude do Sul do Brasil (Zanin et al., 2009). Encontrada também em margem de rios (Cervi et al., 2009)

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) local
​Ocorre em locais que perderam mais de 80% da vegetação natural nos últimos 10 anos, como os municípios de General Carneiro (PR), e São Joaquim, Lauro Muller e Urubici (SC).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Vulnerável" (VU), segundo a Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002).